O projeto «Quiaios, um lugar de estórias», promovido pela Junta de Freguesia de Quiaios, teve como propósito criar condições e ferramentas, facilmente entendíveis, para poder contar as histórias do território e das suas pessoas, dos seus patrimónios e identidades, traduzindo-as em experiências sensoriais diferenciadoras.
O projeto, financiado pelo PDR2020, contemplou a recuperação e refuncionalização do palheiro típico construído em madeira de pinho, em 2006, na Praia de Quiaios, convertendo-o num posto de informação (Ponto Q) que serve de «porta de entrada» para exploração do território e do seu património. O edifício que, numa das alas reconstitui uma casa típica de pescadores, acolhe uma exposição permanente com conteúdos multimédia. A eficiência energética e a instalação de dispositivos de segurança também foram considerados na candidatura aprovada.
A produção de conteúdos, cientificamente validados e adaptados aos suportes de comunicação online e offline, foi uma das apostas, assim como, a criação de uma nova marca identitária para a Freguesia de Quiaios e o desenvolvimento de uma plataforma web.
Converter as histórias das pessoas e do património em programas de experiências históricas, culturais e gastronómicas, que envolvam a comunidade e atraiam visitantes, é o objetivo último da Junta de Freguesia de Quiaios.